As atividades ligadas ao gerenciamento de requisitos incluem o controle de mudanças, que é o registro e análise das solicitações e alterações dos requisitos já definidos. Indispensável à tarefa de gerenciar os requisitos, o rastreamento dos requisitos é vital para o bom andamento do projeto e do sistema. Vimos que projeto é algo novo, algo que está em processo de construção. O sistema é algo já construído, pronto, portanto, infere-se que todos os requisitos sejam conhecidos, os funcionais e não funcionais.

O rastreamento de requisitos é utilizado para prover relacionamento entre os requisitos, arquitetura e implementação final do projeto, viabilizando eventuais alterações em projetos e em qualquer sistema. A rastreabilidade na literatura tem sido identificada como um fator de qualidade. Muitos analistas acreditam que realizar a rastreabilidade é uma das tarefas mais importantes para o desenvolvimento do projeto e para a manutenção de um sistema.

A rastreabilidade estendida para outras informações do projeto, além dos requisitos, pode ser uma técnica de relacionamento entre outras disciplinas do projeto. Para os sistemas, a rastreabilidade possibilita uma análise de impacto nas solicitações de mudanças no sistema.

A análise de impacto é realizada para verificar todos os itens que serão afetados e ocorre quando o cliente ou o gestor do sistema solicita uma alteração no sistema.

Muitas empresas utilizam um artefato para registrar essa análise do impacto na mudança. Esse artefato contém:

Copyright © 2014 AIEC.