Trataremos agora do detalhamento inicial dos requisitos, os quais serão transformados em códigos e funções gerando um software utilizável pelo cliente.
O momento inicial de um projeto no processo unificado é consolidado em um documento que elenca quase tudo o que será realizado no projeto, o documento de visão. Dizemos “quase tudo” porque pode haver mudanças ao longo do projeto, o que saberemos apenas no futuro.
O dono do produto ou analista de negócios trabalha com as partes interessadas para desenvolver o documento de visão e artefatos relacionados, os quais determinam a finalidade e as características do produto.
Uma instrução clara do problema, solução proposta e os recursos de alto nível do produto ajudam a estabelecer expectativas e a reduzir consideravelmente os riscos. Esta ajuda é proporcionada por meio da divulgação do conteúdo do documento de visão a todos aqueles que estejam integrados no sistema.
Esse documento deve proporcionar aos participantes do projeto uma compreensão clara e abrangente sobre o sistema que se pretende desenvolver. O artefato vai responder à equipe perguntas como: “POR QUE esse projeto existe?” “O QUE é esse projeto?”, “QUEM está envolvido nesse projeto?”. Essas perguntas estão reunidas num formato apropriado, nos itens que se seguem.