f) Perfis do usuário - descreve cada usuário do sistema aqui, preenchendo a seguinte tabela para cada tipo de usuário. Lembre-se que os tipos de usuário podem ser especialistas e novatos; por exemplo, um especialista pode precisar de uma ferramenta sofisticada e flexível com suporte para várias plataformas, enquanto um novato pode precisar de uma ferramenta que seja fácil de usar. Um perfil completo abrange esses tópicos para cada tipo de usuário:
Indica quem representa o usuário para o projeto. (Essa informação será opcional se estiver documentada em algum outro lugar.) Esse representante, geralmente refere-se à parte interessada que representa o conjunto de usuários; por exemplo, Parte Interessada: Parte Interessada1.
XQualifica o conhecimento do usuário, como "usuário avançado" ou "usuário informal." Essa designação pode sugerir a experiência técnica e o grau de sofisticação.
XLista as principais responsabilidades do usuário com respeito ao sistema; por exemplo, determina quem captura os detalhes do cliente, produz relatórios e coordena trabalho etc.
XDescreve como o usuário está envolvido no projeto. Onde for possível, relate o envolvimento nas funções do processo; por exemplo, uma parte interessada pode ser um revisor de requisitos.
XDetermina os problemas que interferem com o sucesso e quaisquer outras informações relevantes. Descreve as tendências que tornam a tarefa do usuário mais fácil ou mais difícil.
X