Esta seção fornece uma visualização de alto nível dos recursos e capacidades do produto, da interface com outros aplicativos e configurações do sistema. Os aspectos a seguir devem ser contemplados.
a) Perspectiva do produto – o objetivo deste item é colocar o produto em perspectiva com outros produtos relacionados, bem como com o ambiente do usuário. Se o produto for independente, declare isso aqui. Se o produto for um componente de um sistema maior, relacione como esses sistemas interagem e identifique as interfaces relevantes entre os sistemas. Uma maneira fácil de exibir os principais componentes do sistema maior, suas interconexões e interfaces externas é utilizando um diagrama de casos de uso ou diagrama de bloco.
b) Resumo das capacidades - resuma os principais benefícios e recursos que o produto proverá. Por exemplo, um documento de Visão para um sistema de suporte ao cliente pode usar essa parte para tratar da documentação do problema, do roteamento e do relatório de status, sem descrever em detalhes o que essas funções requerem. Organize as funções de modo que a lista seja compreensível para o cliente ou para qualquer outra pessoa que leia o documento pela primeira vez. Uma tabela listando os principais benefícios e seus recursos de suporte pode ser suficiente, como o exemplo a seguir.
| Benefício para o cliente | Recursos de Suporte |
|---|---|
| A nova equipe de suporte pode aprender rapidamente como usar o produto. | A base de conhecimento ajuda a equipe de suporte a identificar rapidamente as correções e soluções alternativas conhecidas. |
| A satisfação do cliente é melhorada porque não há falhas. | Os problemas são exclusivamentes detalhados em itens, classificados e controlados em todo o processo de resolução. A notificação automática ocorre para quaisquer problemas anteriores. |
| O gerenciamento pode identificar as áreas com problema e calibrar a carga de trabalho da equipe. | Os relatórios de tendências e distribuição permitem a revisão de alto nível do status do problema. |
| Equipes de suporte distribuídas podem trabalhar juntas para resolver problemas. | Com um servidor de replicação, as informações do banco de dados podem ser compartilhadas em toda a empresa. |
| Os clientes podem se ajudar, reduzindo os custos de suporte e melhorando o tempo de resposta. | A base de conhecimento pode ficar disponível na Internet. A base de conhecimento inclui recursos de pesquisa de hipertexto e um mecanismo de consulta gráfica. |