Geralmente, clientes e servidores são executados em computadores fisicamente separados. No entanto, pode acontecer de clientes e servidores residirem fisicamente no mesmo computador. Em ambos os casos, a rede de computadores será utilizada como meio de comunicação entre esses dois tipos de processos, uma vez que o sistema é distribuído.

O que diferencia a comunicação, neste caso, será a forma como a rede de computadores será utilizada. No primeiro caso, o uso da rede se dará de forma plena, ou seja, todas as camadas que compõem o modelo de redes serão utilizadas para permitir a comunicação. No segundo caso, apenas algumas camadas serão utilizadas, uma vez que ambos os processos residem na mesma máquina. Neste último caso, a interface de rede que permite a comunicação entre os processos é denominada de loopback (interface virtual). Como forma de ilustrar esse cenário, observe a figura a seguir, que representa uma das formas possíveis do modelo de redes TCP/IP:

Modelo TCP/IP

Os processos clientes e servidores são executados sobre a camada denominada de “Aplicação”.

No caso de ambos os processos estarem sendo executados na mesma máquina, apenas a camada denominada de “Rede” não é utilizada. Isso significa que algumas camadas são utilizadas e, no caso da interface de loopback, são elas: “Aplicação”, “Transporte” e “Internet”.

Copyright © 2014 AIEC.