3.1 Tipos de Cliente e Servidor

A arquitetura multicamadas divide o sistema em partes fisicamente separadas. Diante disso, podemos ter, basicamente, dois tipos de clientes: o cliente “magro” (thin/lean/zero/slim client) e o cliente “gordo” (fat/thick/heavy/rich client).

O cliente “magro” é aquele que depende, em sua totalidade, de um servidor para poder funcionar. Isso significa que na ausência de um servidor, o cliente não conseguirá prosseguir na sua execução.

O cliente “gordo” é aquele que depende, parcialmente, de um servidor para poder funcionar. Isso significa que na ausência de um servidor, o cliente conseguirá prosseguir na sua execução apenas naquelas etapas consideradas independentes. Àquelas que são dependentes do servidor ficaram inoperantes.

A determinação se o cliente será “magro” ou “gordo” passa por avaliações técnicas objetivas onde se deve avaliar carga de processamento, throughput de rede, latência na comunicação, robustez, segurança, flexibilidade, dentre outros.

Deste modo, fica claro que tal decisão não é trivial, uma vez que muitas das variáveis envolvidas são dinâmicas e inversamente proporcionais. Procurar o equilíbrio é sempre a melhor solução para esses casos complexos.

Copyright © 2014 AIEC.