Internet é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam o conjunto de protocolos padrão da internet (TCP/IP) para servir vários bilhões de usuários no mundo inteiro. É uma rede de várias outras redes, que consiste de milhões de empresas privadas, públicas, acadêmicas e de governo, com alcance local e global e que está ligada por uma ampla variedade de tecnologias de rede eletrônica, sem fio e ópticas.
Essa interligação é feita por meio da chamada “navegação web” que é materializada por meio dos links (hyperlinks), espalhados por diversas partes dos documentos de hipertexto, como conteúdo do mesmo.
A internet traz uma extensa gama de recursos de informação e serviços, tais como serviços de transferência de arquivos (FTP, TFTP), serviços de transferência de hipertexto (HTTP) e sua variante segura (HTTPS), serviços de transferência de e-mail (SMTP, POP, IMAP), serviços de resolução de nomes (DNS), serviços de acesso remoto (telnet, ssh), dentre vários outros. Cada uma dessas siglas utilizadas pelos inúmeros serviços disponibilizados na internet é denominada de protocolo cujo objetivo é estabelecer regras que governam a sintaxe, a semântica e a sincronização da comunicação. Os exemplos anteriores são todos pertencentes a camada de “aplicação” do modelo TCP/IP. Nesta disciplina, apenas o protocolo HTTP será objeto de estudo detalhado mais adiante. O DNS e o HTTPS serão tratados de maneira superficial.