1 - Conceitos

Antes de começar a falar sobre o HTTP, é essencial definir alguns termos:

Hipertexto é um texto estruturado exibido em uma tela de computador ou dispositivo eletrônico que possui referências (hiperlinks) para outro texto no qual o leitor poderá acessá-lo imediatamente ou poderá conhecê-lo progressivamente, ao longo do tempo, em múltiplos níveis de detalhes.

Hipermídia é uma extensão de um hipertexto que possui acesso não linear.

Por acesso não linear, temos inúmeros outros exemplos não computacionais como um catálogo de endereços, de telefones, dicionários, dentre outros. Isso significa que o acesso ao texto não obedece a uma linearidade com começo, meio e fim. Ou seja, a menor parte possível da informação representada é caracterizada como sendo completa por si só (autocontida).

Diante disso, o protocolo de transferência de hipertexto, cuja sigla é HTTP, é um protocolo pertencente à camada de aplicação do modelo TCP/IP utilizado pelos sistemas de informação de hipermídia distribuídos e colaborativos presentes na WEB (HTTP). O HTTP é um protocolo baseado no modelo de requisição-resposta, conforme descrito anteriormente. Esse protocolo é um dos pilares de sustentação da World Wide Web, na sua forma atual.

Copyright © 2014 AIEC.