A linguagem HTML, HyperText Markup Language, como o próprio nome diz, é uma linguagem de marcação de hipertexto. Diferentemente de outras linguagens de programação como JAVA e C, por exemplo, a HTML não possui as seguintes funcionalidades:
Devido à ausência destas funcionalidades, a linguagem HTML é considerada, por alguns autores, como sendo apenas uma linguagem de marcação e não uma linguagem de programação. Apesar desta divergência existente na literatura, ela será considerada, apenas nos casos que a referida controvérsia for objeto de questionamento de forma direita. Para todos os demais casos, esse módulo irá considerar a linguagem HMTL como sendo uma linguagem de programação com limitações de representação.
Deste modo, a utilização da linguagem HTML é feita apenas para marcar o texto que representa o conteúdo de um documento web. Essa marcação é feita através de elementos que especificam sua estrutura. Existem diversos elementos HTML que serão demonstrados ao longo do módulo, porém antes de começar a estudar os elementos de modo específico, é importante conhecer a estrutura genérica de um elemento.