1 - Servidores de Conteúdo

A internet é uma rede de computadores considerada muito jovem, uma vez que sua história começa, por volta, de 1970. Nesta época, a internet era chamada pelo Pentágono norte americano de ARPANET a qual foi considerada a primeira rede operacional de computadores à base de comutação de pacotes. A ARPANET foi utilizada para interconectar computadores do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, ou seja, os computadores dos departamentos de pesquisa aos computadores das bases militares.

A WEB já se iniciou por volta de 1990, ou seja 20 anos após o nascimento da internet. Nesta época, a web consistia de apenas páginas HTML estáticas. Isso significa que os programadores da época escreviam o conteúdo de documentos HTML com suas próprias mãos utilizando-se de algum editor de textos ASCII puro e, posteriormente, salvando esses arquivos em algum servidor web para serem disponibilizados na internet por meio do protocolo HTTP.

Com o passar do tempo, percebeu-se que a internet era um meio favorável para se construir um canal de comunicação interativo entre as pessoas. A partir dessa percepção, as páginas HTML estáticas foram consideradas limitadas e deveriam ser evoluídas para permitir tal objetivo.

Uma forma trivial de perceber essas limitações é por meio de exemplos simples. Vejamos a seguir.

Copyright © 2014 AIEC.