A especificação JEE é subdividida em três partes:

Os Servlets têm como principal função aquela de processar as requisições HTTP feitas ao servidor web. Já a JSP tem a finalidade precípua de exibir o resultado do processamento de cada requisição. O EJB é utilizado para desenvolvimento de sistemas computacionais baseados em objetos distribuídos. As duas primeiras partes serão estudadas nesta disciplina, enquanto que a última está além do escopo da disciplina.

Segundo a especificação JEE, um servidor de aplicação pode ser de dois tipos:

Um Servlet Container é capaz de executar os Servlets e as JSP.

Desta forma, o mesmo é capaz de executar duas das três partes da especificação JEE não sendo considerado um servidor de aplicação completo.

Já um EJB Container é capaz de executar Servlets, JSP e EJB, ou seja, é considerado um servidor de aplicação completo, pois é capaz de executar todas as partes da especificação JEE.

Por exemplo, o software denominado de Tomcat, até a versão 6 é classificado como sendo um Servlet Container. A partir da versão 7, o Tomcat é considerado um EJB Container. Outros exemplos de container JEE são os softwares denominados de JBoss/Wildfly (Red Hat), Glassfish (Oracle), WebSphere (IBM).

Copyright © 2014 AIEC.