Publique a classe CicloVida no arquivo web.xml digitando o código abaixo.
<servlet>
<servlet-name>testeCicloVida</servlet-name>
<servlet-class>br.aiec.CicloVidaDemoServlet</servlet-class>
</servlet>
<servlet-mapping>
<servlet-name>testeCicloVida</servlet-name>
<url-pattern>/testecv</url-pattern>
</servlet-mapping>
No primeiro acesso, observe que no console do servidor de aplicação irá aparecer a seguinte mensagem: “INIT: 0”. Na tela do navegador web irá aparecer a seguinte mensagem: “SERVICE: 0”. Realizando novas requisições ao servidor por meio do navegador, o contador de requisições vai alterando o número apresentado em uma unidade até chegar a um valor “n” qualquer.
Para finalizar o ciclo de vida do Servlet, faça qualquer alteração insignificante no código fonte da classe CicloVida. Por exemplo, adicione uma instrução para exibir a mensagem “Bem Vindo!” na tela do navegador web do usuário conforme demonstrado abaixo:
@Override
public void service(ServletRequest request, ServletResponse response)
throws ServletException, IOException {
response.getWriter().println("Bem Vindo!");
response.getWriter().println("SERVICE: " + contador);
contador = contador + 1;
}
Após a alteração, salve a classe e observe a mensagem “DESTROY: n” aparecer no console do Servidor de Aplicação. Repare que o valor de “n” corresponderá à quantidade de requisições feitas ao Servlet. Após isso, a variável contador será reiniciada e a contagem começará novamente do zero, uma vez que a contagem está sendo armazenada apenas na memória principal (volátil) do computador.