5 - Classe GenericServlet

Até o presente momento, todos os Servlets criados implementam a interface javax.servlet.Servlet. Tudo funciona bem, porém é obrigatório implementar todos os métodos abstratos da interface, mesmo que o corpo dos métodos seja inócuo. Além disso, o objeto ServletConfig deve ser preservado como um atributo das classes para que seja possível sua utilização nos demais métodos da mesma.

Apesar do trabalho não ser complexo, ele pode se tornar tedioso se sua aplicação web começar a utilizar um grande número de servlets, pois para cada servlet criado, deverá ser criado um atributo na referida classe.

Visando facilitar o desenvolvimento dos servlets, a API JEE especifica a classe GenericServlet no pacote javax.servlet que já implementa as interfaces javax.servlet.Servlet e javax.servlet.ServletConfig. Diante disso, a implementação dos servlets se torna mais rápida, uma vez que a classe já implementa todos os métodos abstratos de ambas as interfaces descritas anteriormente, exceto o método abstrato denominado de “service". Apesar da maioria das implementações serem em branco, é possível sobrescrever os métodos, sempre que julgar necessário, e dar-lhes o devido comportamento.

Abaixo, o arquivo web.xml de configuração:

<web-app>
    <servlet>
        <servlet-name>testeGenerico</servlet-name>
        <servlet-class>br.aiec.GenericoDemoServlet</servlet-class>
    </servlet>

    <servlet-mapping>
        <servlet-name>testeGenerico</servlet-name>
        <url-pattern>/testegenerico</url-pattern>
    </servlet-mapping>   
</web-app>
Copyright © 2014 AIEC.