1 - A API JSP

Java Server Pages (JSP) é uma outra tecnologia Java para desenvolver aplicativos web. JSP foi lançada em meados de 1999 quando a tecnologia Servlet tinha atingido popularidade como uma das melhores tecnologias disponíveis no mercado. JSP, porém, não se destina a substituir o Servlet. Na verdade, JSP é uma extensão da tecnologia de Servlet, e como tal, é utilizada de maneira conjunta e complementar à tecnologia que estudamos anteriormente.

Até agora foi apresentada a geração de conteúdo dinâmico por meio dos Servlets. Porém, construir um sistema web apenas com Servlets dificulta a manutenção e a legibilidade dos códigos que compõem o sistema, pois todo código HTML escrito dinamicamente, até o presente momento, estava misturado ao código Java. Ou seja, a escrita dos Servlets pode ser vista sob uma de suas dimensões como sendo código HTML, em menor parte, embutido dentro de código Java, em maior parte.

Como forma de melhorar essa relação entre HTML e Java, as páginas JSP surgem como um recurso complementar, uma vez que elas invertem essa relação. Isso significa que as páginas JSP são códigos Java, em menor parte, embutido dentro de código HTML, em maior parte. Deste modo, podemos dizer que páginas JSP possuem, em sua maior parte, código HTML e, em menor parte, código java.
Copyright © 2014 AIEC.