Para esta disciplina, serão estudadas apenas as três primeiras taglibs (Core library, i18n-capable formating library, Functions library). As demais não serão objeto de estudo, pois contradizem (Database e TLVs) ou extrapolam (XML) os objetivos desta disciplina.

A taglib Database deve ser evitada, uma vez que a mesma vai contra o propósito de separação lógica das camadas de construção de um software que está sendo estudado nesta disciplina. A referida taglib possui tags nativas para facilitar o acesso a banco de dados relacional por meio da linguagem SQL.

No caso desta disciplina, mais adiante, será apresentado um padrão de projeto denominado de Data Access Object (DAO) cuja finalidade é encapsular o acesso as bases de dados tornando o acoplamento entre a aplicação web e o banco de dados extremamente flexível.

Já as tags TLVs são utilizadas para permitir a validação de visões XML como páginas JSP. As TLVs permitem aos seus autores imporem restrições sobre o uso de elementos de script e bibliotecas de tags em páginas JSP.

Isso significa estabelecer restrições em como as páginas JSP serão escritas e, consequentemente, traduzidas e executadas. Deste modo, contraria o nosso propósito nesta disciplina cujo objetivo é, exatamente, o de estudar os diversos recursos disponíveis em todos os seus aspectos e dimensões.

E por último, a tag XML library que, embora útil, extrapola o conteúdo desta disciplina.

Copyright © 2014 AIEC.