O JDBC suporta quatro categorias de drivers:
A documentação da API JDBC, para o Java 7, pode ser acessada nos dois endereços abaixo:
http://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/java/sql/package-summary.htmlO acesso a documentação é fundamental para a plena compreensão da classe de exemplo denominada de PersistenciaDados.java que será mostrada logo adiante.
O driver de ponte JDBC-para-ODBC conecta programas Java a origens de dados Microsoft ODBC (Open Database Connectivity). A JDK inclui o driver de ponte nativamente (sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver). Esse driver somente deve ser utilizado como última alternativa ao suporte de conexão com qualquer banco de dados, uma vez que o mesmo introduz uma carga de processamento extra que poderá deixar o aplicativo lento.
XO driver parcialmente Java para a API nativa permite que os aplicativos JDBC utilizem API’s específicas de banco de dados, normalmente escritas em linguagem C ou C++. Essa integração entre o Java e o C é feito por meio da Java Native Interface (JNI). A JNI é uma ponte entre a JVM (Java Virtual Machine) e o código escrito e compilado em linguagem específica e dependente da plataforma. Por dependente de plataforma, entendam o acoplamento do código binário executável ao Sistema Operacional e ao set de instruções da CPU (Unidade Central de Processamento).
XOs drivers-cliente para servidor Pure Java aceitam as solicitações JDBC e as traduzem em um protocolo de rede que não é específico ao banco de dados. Essas solicitações são enviadas para um servidor que converte as solicitações de banco de dados em um protocolo especifico para o SGBD em questão.
XOs drivers Pure Java implementam protocolos de rede específicos ao banco de dados para que programas Java possam conectar-se diretamente a um banco de dados. Sempre que possível, o uso deste tipo de driver é altamente recomendado pelo fato de não introduzirem overhead à conexão.
X