2.1 - Conectando com o MySQL

Para se conectar com um banco de dados são necessários dois passos:

  1. registrar o driver JDBC;
  2. utilizar o driver para abrir a conexão.

Para realizar o registro do driver é necessário conhecer o FQDN da classe principal do driver. No caso do SGBD MySQL, o valor é uma constante e dado pela String: “com.mysql.jdbc.Driver”. O registro é feito através da utilização do método forname da classe Class, conforme instrução abaixo:

Class.forname(“com.mysql.jdbc.Driver”).

Após o registro, o driver estará disponível para uso. A classe DriverManager é a responsável por utilizar o driver de conexão registado. Para isso, invocamos o método estático getConnection com uma String que indica a qual banco desejamos nos conectar.

Essa String - chamada de String de conexão JDBC - que utilizaremos para acessar o MySQL tem sempre a seguinte forma genérica:

jdbc:mysql://nome_ou_IP/nome_do_banco

Devemos substituir a variável nome_ou_IP pelo endereço IP ou pelo nome da máquina que está executando o processo do SGBD. Já a variável nome_do_banco deve ser substituída pelo nome do banco de dados a ser utilizado.

O supracitado método é sobrecarregado na referida classe e desta forma, na maioria das vezes, por questões relativas à configuração do ambiente computacional (redes, SGBD, dentre outros), é também necessário informar, além da URL, o usuário e a senha de conexão ao SGBD.

Nos exemplos a seguir, a classe “PersistenciaDados.java” foi abstraída para implementar, além do registro e da conexão, também a execução de algumas queries.

Copyright © 2014 AIEC.