1 - Padrões de projeto de software orientado a objeto

Deste módulo até o final desta unidade, para uma melhor compreensão do conteúdo, é fundamental que você já conheça a técnica de desenvolvimento orientado a objeto bem como uma linguagem de programação que suporte as estruturas da referida técnica, como por exemplo, o Java, além de uma linguagem de modelagem gráfica como a UML (Unified Modeling Language).

Os padrões de projeto apresentados aqui descrevem soluções simples para problemas específicos no projeto que envolve softwares orientados a objetos. Em geral, os padrões refletem modelagens e recodificações cujo resultado se deve ao esforço dos desenvolvedores por maior reutilização, flexibilidade, modularidade, escalabilidade, portabilidade, extensibilidade, interoperabilidade, segurança, coerência, coesão e semântica em seus sistemas.

Os padrões de projeto não exigem nenhum recurso incomum da linguagem de programação e nem qualquer tipo de truque de programação. No geral, os padrões são independentes das linguagens, podendo ser implementados em diversas linguagens distintas, sendo que, em algumas delas, a materialização pode ser mais simples do que em outras.

Todas as arquiteturas orientadas a objeto bem estruturadas fazem o uso de padrões de projeto. Isso significa que uma das maneiras de se medir a qualidade de um software orientado a objeto é avaliar se os desenvolvedores tomaram o devido cuidado com as colaborações comuns entre seus objetos.
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