Os padrões de projeto apresentados aqui descrevem soluções simples para problemas específicos no projeto que envolve softwares orientados a objetos. Em geral, os padrões refletem modelagens e recodificações cujo resultado se deve ao esforço dos desenvolvedores por maior reutilização, flexibilidade, modularidade, escalabilidade, portabilidade, extensibilidade, interoperabilidade, segurança, coerência, coesão e semântica em seus sistemas.
Os padrões de projeto não exigem nenhum recurso incomum da linguagem de programação e nem qualquer tipo de truque de programação. No geral, os padrões são independentes das linguagens, podendo ser implementados em diversas linguagens distintas, sendo que, em algumas delas, a materialização pode ser mais simples do que em outras.
|
Todas as arquiteturas orientadas a objeto bem estruturadas fazem o uso de padrões de projeto. Isso significa que uma das maneiras de se medir a qualidade de um software orientado a objeto é avaliar se os desenvolvedores tomaram o devido cuidado com as colaborações comuns entre seus objetos. |