A importância de padrões na criação de sistemas complexos foi, há muito tempo, reconhecida em vários ramos da ciência. Christopher Alexander - um reconhecido arquiteto, matemático e urbanista austríaco – é considerado por muitos, como um dos pioneiros a propor a ideia de se utilizar uma linguagem de padrões em projetos de edificações e cidades.
Segundo Christopher:
Muito embora Christopher estivesse falando de padrões em construção civil, a definição de padrões de projeto é plenamente válida e aderente para a construção de softwares orientados a objeto.
As soluções que serão construídas nesta disciplina devem criar classes, atributos, métodos, objetos, interfaces, dentre outros ao invés de paredes, portas, maçanetas, janelas, plantas hidráulicas e elétricas.
Christopher Alexander foi um dos críticos da arquitetura moderna apontando a desagregação social causada por ela. Seus estudos contribuíram para a utilização de padrões geométricos e matemáticos no urbanismo e arquitetura. Uma de suas obras, “A Pattern Language” em português: Uma Linguagem de Padrões, virou best seller entre os arquitetos. A Linguagem de Padrões constitui-se uma compilação de parâmetros de projetos estabelecidos pelo arquiteto e sua equipe, com o intuito principal de auxiliar a interlocução entre profissionais e usuários de edificações e empreendimentos urbanísticos, em processos participativos.
X