O critério estrutural reúne 7 padrões de projeto:

Nome do Padrão Sinopse
Adapter Converte a interface de uma classe em outra interface esperada pelos clientes. Esse padrão permite que classes com interfaces incompatíveis consigam colaborar e se relacionar.
Bridge Separa uma abstração de sua implementação de modo que as duas possam variar independentemente.
Composite Compõem objetos em estrutura de árvore para representar hierarquias do tipo partes-todo. Esse padrão permite que os clientes tratem objetos individuais e composições de objetos de maneira uniforme.
Decorator Atribui responsabilidades adicionais a um objeto dinamicamente. Esse padrão fornece uma alternativa flexível ao uso de subclasses para extensão de funcionalidades.
Façade Fornece uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema. Esse padrão define uma interface de nível mais alto que torna o subsistema mais simples de utilizar.
Flyweight Utiliza-se de compartilhamento para suportar grandes quantidades de objetos, de granularidade fina, de maneira eficiente.
Proxy Fornece um objeto representante, ou um marcador de outro objeto, para controlar o acesso ao mesmo. Esse padrão é bem versátil, pois permite que os acessos sejam remotos, virtuais, protegidos e smarts (ponteiros simples).
Copyright © 2014 AIEC.