O critério comportamental reúne 11 padrões de projeto.

Nome do Padrão Sinopse
Interpreter Dada uma linguagem, define uma representação para sua gramática juntamente com um interpretador que usa a representação para interpretar sentenças nessa linguagem.
Template Method Define o esqueleto de um algoritmo em uma operação, postergando a definição de alguns passos para as subclasses. Esse padrão permite que as subclasses redefinam certos passos de um algoritmo sem mudar sua estrutura.
Chain of Responsability Evita o acoplamento do remetente de uma solicitação ao seu destinatário, dando a mais de um objeto a chance de tratar a solicitação. Encadeia os objetos receptores e passa a solicitação ao longo da cadeia até que um objeto a trate.
Command Encapsula uma solicitação como um objeto permitindo que seja possível: parametrizar os clientes com diferentes solicitações, enfileirar solicitações, registrar (logs) solicitações ou desfazer solicitações.
Iterator Fornece uma maneira de acessar sequencialmente os elementos de uma agregação de objeto sem expor sua representação subjacente.
Mediator Define um objeto que encapsula a forma como um conjunto de objetos interage. Esse padrão promove o acoplamento fraco ao evitar que os objetos se refiram explicitamente uns aos outros, permitindo que seja possível variar suas interações de modo independente.
Memento Sem violar o encapsulamento, captura e externaliza um estado interno de um objeto, de modo que o mesmo possa, posteriormente, ser restaurado para aquele estado anterior.
Observer Define uma dependência uma-para-muitos entre objetos, de modo que, quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes (observadores) são automaticamente notificados e atualizados por meio do serviço de publish/subscribe.
State Permite que um objeto altere seu comportamento quando seu estado interno muda, fazendo-se perceber tal modificação e acreditando parecer que o referido objeto mudou de classe.
Strategy Define uma família de algoritmos, encapsula cada um deles e os tornam intercambiáveis. Esse padrão permite que o algoritmo varie independentemente dos clientes que o utilizam.
Visitor Representa uma operação a ser executada sobre os elementos da estrutura de um objeto. Esse padrão permite que se defina uma nova operação sem mudar as classes dos elementos sobre os quais opera.
Copyright © 2014 AIEC.