Vimos, neste módulo, o conceito e as características relativas a padrões de projeto de software orientado a objeto. De forma sucinta, um padrão de projeto orientado a objeto pode ser definido como sendo descrições de classes e objetos relacionados construídos para resolver um problema geral em um contexto específico. Em geral, um padrão possui quatro elementos essenciais: o nome, o problema, a solução e as consequências. Os padrões de projeto são independentes de linguagem de programação e podem ser aplicados a inúmeras delas. Um padrão de projeto descreve apenas o que fazer e não como fazer, enquanto a estratégia (também chamada de implementação) descreve o como fazer de um padrão, sendo que o mesmo padrão pode ter várias estratégias/implementações diferentes. Os padrões orientados a objetos são descritos em vários catálogos disponíveis eletronicamente e em material impresso, dentre eles, vimos o catálogo GOF (Gang of Four) e o catálogo J2EE. Estudamos, também, alguns padrões que são parte integrante dos catálogos GOF e J2EE, reconhecidos mundialmente e de uso contínuo pelos desenvolvedores de software orientado a objeto.