O padrão de projeto DAO - Data Access Object - procura resolver, exatamente, o cenário caótico descrito anteriormente. Deste modo, as forças que regem o referido padrão são:
- Implementar os mecanismos de acesso aos dados para acessar e manipular dados em um armazenamento persistente;
- Desacoplar a implementação do armazenamento persistente do restante da aplicação;
- Fornecer uma interface de acesso uniforme aos dados para um mecanismo persistente para variados tipos de fonte de dados, como SGBD relacionais, LDAP, OODB, XML, arquivos texto, dentre outros.
- Organizar os recursos de lógica de acesso a dados e encapsular os recursos proprietários de modo a facilitar a manutenção e a portabilidade.
Deste modo, o DAO implementa o mecanismo de acesso necessário para se trabalhar com alguma fonte de armazenamento de dados. Independentemente do tipo de fonte de armazenamento, o DAO sempre fornece uma interface uniforme para o restante da aplicação.
O componente de negócio que necessita acessar os dados armazenados utiliza a interface simples disponibilizada pelo DAO, pois é função do referido padrão ocultar a complexidade e os detalhes de implementação da respectiva fonte de dados subjacente. Essencialmente, o DAO atua como um adaptador entre o componente de negócio e a fonte de dados.
Copyright © 2014 AIEC.