Os padrões de projeto, frequentemente, são utilizados de modo combinado dentro de uma mesma solução de design de software.
O MVC foi criado por Trygve Reenskaug no final da década de 1970, dentro da linguagem de programação orientada a objeto denominada de SmallTalk-76, concebida pela Xerox PARC. Nesta época, em 1979, os desenvolvedores de software passavam por grandes dificuldades para construir qualquer tipo de interface com o usuário que fosse flexível. Isso significa que para cada novo aplicativo que era construído, os programadores tinham que se preocupar, sempre, com a apresentação (localização, tamanho, forma, distância, cor, dentre outras) do conteúdo para os usuários dos computadores.
Deste modo, os programadores gastavam muito mais tempo e energia com a construção dessas apresentações do que com a lógica do negócio propriamente dita. Nesta mesma época, a computação começou a se popularizar devido aos esforços de padronização criados pelo hardware durante a década de 70. Portanto, vários novos dispositivos, principalmente àqueles diretamente ligados a permitir a criação de um canal de comunicação com o usuário como, por exemplo, o monitor, o mouse, o teclado, a impressora, dentre vários outros, começaram a se tornar disponíveis e de fácil acesso a uma quantidade cada vez mais crescente de usuários.
Diante disso, a programação de novos aplicativos que atendessem a todas essas manifestações de interfaces ficou algo extremamente complexo e de difícil construção, uma vez que os programadores passaram a ter que se preocupar com os inúmeros detalhes advindos do uso desses novos dispositivos.