1.2 O que são redes de computadores? Qual a finalidade delas? Onde são empregadas?

Pode-se dizer de maneira simplista, que redes de computadores são um conjunto de computadores interligados entre si para fim de trocarem informações entre si, empregados em qualquer cenário que envolvam pessoas e dispositivos interconectados.

Considerando que os primeiros computadores que conhecemos hoje foram desenvolvidos entre 1930 e 1940 (Charles Babbage e Joseph Marie Jacquard, no século XIX construíram as máquinas precursoras dos computadores atuais) a técnica de interligar os computadores e recursos localizados geograficamente dispersos era denominada de teleprocessamento

Hoje temos o cluster computing (computação em grupo) que é uma forma distribuída de operação evoluída da simples interconexão física de computadores.

As empresas atuais estão sempre em busca de uma melhoria na comunicação com os seus clientes e fornecedores. Aperfeiçoar essa comunicação é um dos principais fatores de sucesso, logo utilizar redes de computadores é um dos melhores caminhos para que isso aconteça. No aspecto pessoal temos nossas redes do Facebook, WhatApps, Twiter, dentre outros, que, também, são utilizados para a comunicação entre empresas.

Para haver uma rede de computadores é necessário que uma série de fatores seja considerada para garantir eficiência na comunicação. Por exemplo: custo, taxas de transmissão, facilidade de acesso, padronização, segurança e portabilidade.

Padronização

Entende-se como a capacidade de os componentes de hardware e software de rede de diferentes marcas interagirem entre si, garantindo interoperabilidade. A padronização quase sempre indica que o usuário da tecnologia poderá adquiri-la a um custo mais baixo.

X
Copyright © 2014 AIEC.