Vejamos agora cada um dos tipos de rede:

a) LAN – rede local

Este tipo de rede alcança distância de algumas centenas de metros, abrangendo instalações em escritórios, residências, prédios comerciais e industriais. Sua principal característica é a alta taxa de transmissão, que atualmente chega a 10 Gbps (porém, devido ao custo, ainda prevalecem as redes com taxas de transmissão de 100 Mbps a 1 Gbps).

A figura a seguir mostra uma rede LAN com interligação a uma rede wireless para os portáteis (notebooks). A rede tem dois servidores. O seu roteador (router) interliga a rede LAN propriamente dita representada pelo microcomputador e multifuncional – impressora, scanner e fax – com a internet e com o ponto de acesso (que permite o acesso sem fio). Ela exemplifica também uma rede WLAN, já que o acesso sem fio pode ser caracterizado como uma rede WLAN. Neste tipo de rede as taxas de transmissão e as distâncias são menores e as taxas de erro, maiores.

Exemplo de uma rede local Fonte: Amaral, 2012

No caso de redes domésticas, os exemplos mais típicos são as redes ADSL, que normalmente possuem denominações comerciais como VELOX e SPEED.

Copyright © 2014 AIEC.