3 - Topologias de rede

Uma das maneiras de classificar as redes é pela sua extensão geográfica, não levando em conta a forma como elas se interconectam. Os equipamentos ligados em rede, para trocar informações entre si, necessitam que algum meio físico os conecte, um cabo de algum material ou o próprio ar no caso de redes sem fio. Surge o conceito de topologia de rede, cuja classificação abrange, basicamente: barramento, em estrela e em anel.

a) Topologia em barramento – nesta topologia existe um cabo coaxial atravessando toda a extensão da rede e interligando todos os computadores. Foi largamente utilizada nas redes LAN. Permitia atingir taxas de 10 Mbps.

Os modelos de rede LAN que temos hoje evoluíram a partir dessa tecnologia, na qual predomina uma arquitetura de rede chamada Ethernet. Essa topologia caiu em desuso e o motivo para que isso tenha ocorrido veremos no decorrer do curso.

Topologia física em barramento.
Fonte: Amaral, 2012.

O exemplo da figura é bastante simples, servindo apenas para demonstrar o conceito. Podemos observar todas as estações interconectadas por um barramento. Tecnicamente falando, existe uma série de conectores específicos para interligar cada computador ao barramento. Do ponto de vista do desempenho, as redes com essa topologia eram muito instáveis, pois qualquer defeito em algum conector ou em alguma parte do cabo fazia com que toda a rede parasse.

cabo coaxial

Um tipo de cabo grosso e rígido, usado na maioria das TVs a cabo. São formados por um núcleo de cobre e por uma malha de metal que o envolve para absorver as interferências externas. Foram usados nas primeiras redes locais. Devido a sua natureza - grosso, pesado e pouco maleável - não são mais usados em redes locais.

X
Copyright © 2014 AIEC.