A palavra chave deste módulo é padronização. O modelo OSI é a consagração da padronização para o mundo das redes. Quando as primeiras redes de computadores surgiram, elas eram, na maioria, soluções proprietárias. Isso quer dizer que qualquer equipamento ou software para aquela rede deveria ser adquirido com o mesmo fabricante, pois equipamentos e software de fabricantes diferentes não se comunicavam. Assim, um único fabricante era o responsável por fornecer todos os componentes de rede de que você precisaria.
Isso era um ponto negativo, pois essas soluções tendem a ser mais caras por não haver concorrentes para o mesmo produto. Sendo caras, não atingiam escala suficiente para que os produtos fossem popularizados, o que, por sua vez, impedia a evolução da tecnologia.
Um exemplo simples de como as tecnologias funcionam agora pode ser visto na navegação na internet. Você, como usuário, pode utilizar navegadores (browsers) de fabricantes diferentes, como os browsers Internet Explorer, Mozilla Firefox, Opera, Chrome ou outro de sua preferência. Além disso, pode utilizá-los em sistemas operacionais diferentes, como Windows ou Linux. Ainda assim, você consegue navegar sem problemas. Isso se deve a uma padronização do protocolo HTTP (Hypertex Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hipertexto).
A ISO - International Organization for Standardization - Organização Internacional para Padronização – foi fundada em 23 de fevereiro de 1947 e aprova todas as normas internacionais nos campos técnicos, exceto eletricidade e eletrônica, que ficam a cargo da IEC-International Eletrotechnical Commission.
X