Outro exemplo são os e-mails. Você pode utilizar um serviço de e-mail disponibilizado pelo Hotmail e enviar para um endereço de um amigo que usa o Gmail. São servidores diferentes que estão rodando programas diferentes. Entretanto, as mensagens vão e vêm de uma forma completamente transparente para o usuário. Neste caso dos e-mails, o protocolo utilizado é o SMTP – Simple Mail Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Correio Simples.

A figura abaixo demonstra o uso desses protocolos por dois usuários navegando na internet (usando HTTP) e por outro remetendo um e-mail: nesse caso o e-mail fica armazenado em um servidor até que o destinatário o leia e jogue no lixo. A internet está representada pelo globo terrestre.

Comunicação entre protocolos
Fonte: Amaral, 2012.

Esses dois protocolos são apenas exemplos de vários outros que são utilizados nas redes, cuja comunicação foi dividida em camadas. Em cada camada existem vários protocolos, cada qual com sua função. Por exemplo, os dois protocolos citados, SMTP e HTTP, fazem parte da camada de aplicação. O nome é bem sugestivo, já que se trata de uma aplicação (programa) que o usuário está a usar, como Internet Explorer, Outlook Express, Gmail, Hotmail, Opera. Veremos a seguir esse modelo em camadas.

Copyright © 2014 AIEC.