Conforme Felippetti (2008), o modelo OSI é um modelo de referência criado na década de 1980, pela International Organization for Standardization – ISO, com o intuito de padronizar a comunicação de dados e permitir a interoperabilidade entre as diversas marcas.

Ainda, segundo o autor, o modelo TCP/IP era o modelo informal, pois não era estruturado como o OSI. Foi idealizado e desenvolvido na Universidade de Stanford, Califórnia – EUA, a pedido do Departamento de Defesa Americano – DoD.

O TCP/IP, em termos funcionais, é bem similar ao modelo OSI com as diferenças:

  1. A camada de aplicação do TCP/IP corresponde às camadas de Aplicação, Sessão e de Apresentação do modelo OSI. As funções desempenhadas pela camada de aplicação do primeiro modelo são divididas entre as três camadas do segundo modelo.

  2. As funções desempenhadas nas camadas de Enlace e Física do modelo OSI são, no modelo TCP/IP, desempenhadas pela camada Física deste.

O modelo OSI, por ser de referência, é hoje considerado o modelo arquitetural primário para as redes de computadores, por isso a ênfase da disciplina no mesmo.

Copyright © 2014 AIEC.