1.8 - Camada 2 – Enlace

Nesta camada, os pacotes que vêm da camada de rede com endereços IP já definidos são transformados em “QUADROS” ou “FRAMES”.

Os quadros acrescentam outra forma de endereçamento chamada endereço MAC – Media Access Control ou Controle de Acesso ao Meio.

O MAC é um endereço exclusivo da placa de rede. Os fabricantes adotam um processo de numeração para garantir que não ocorram números MACs iguais nas placas fabricadas por eles. Assim, é garantido que numa rede não existam dois endereços físicos iguais. O número contém 48 bits, normalmente escrito em notação hexadecimal, por exemplo: 00-C0-95-EC-B7-93.

Mas você poderia perguntar: os endereços já não estavam definidos na camada de rede, pelo IP? A resposta dessa questão é: o endereço IP não é suficiente para identificar um computador específico dentro da internet hoje em dia. Em virtude do significado de cada bloco do IP, um pacote pode ser destinado a qualquer lugar do mundo. Cada computador tem, na sua placa de rede, um endereço MAC exclusivo, gravado de fábrica.

IP

IP é um número de 32 bits que define o endereço de uma rede ou de um computador, escrito em quatro blocos separados por ponto. Exemplos: 192.168.10.33 ou 200.176.155.147. Cada bloco corresponde a um número de 8 bits, que pode variar, portanto, de 0 a 255, ou seja, 256 números ou 28 – dois elevado a oito. A versão do protocolo IP mais usado atualmente é a IPv4. Entretanto, como o último lote foi distribuído em Fev.2011, uma nova versão-IPv6, de 128 bits já está padronizada para uso.

X
Copyright © 2014 AIEC.