Resumo

Como dito no texto a palavra chave deste módulo é padronização. O modelo OSI é a consagração da padronização para o mundo das redes: RM-OSI (Reference Model – Open System Interconnection – Modelo de Referência – Interconexão de Sistemas Abertos). Foi baseado em uma proposta desenvolvida pela ISO (International Organization for Standardization – Organização Internacional para Padronização).

O modelo OSI divide as tarefas inerentes à transmissão de informação entre máquinas em rede em sete grupos ou camadas (layers). As camadas podem ser divididas em dois grupos:

  1. superiores: relativas aos assuntos das aplicações e são implementadas via software. São as camadas mais próximas do usuário que contêm os protocolos de Aplicação, Apresentação, Sessão e Transporte que suportam os protocolos da camada inferior.
  2. inferiores: As duas camadas iniciais (física e enlace) abrigam os protocolos que gerenciam a comunicação de uma rede local (LAN – Local Area Network) definindo como a comunicação de dados deve ocorrer nos diversos meios físicos possíveis. Nas camadas de rede, enlace e física abrigam os protocolos de comunicação de redes WAN – Wide Area Network. Os protocolos de roteamento ficam na camada de rede.

As sete camadas podem ser resumidas conforme a figura abaixo:

Copyright © 2014 AIEC.