Para a interligação entre dispositivos utilizamos o cabo ethernet par trançado. Para conectar dois componentes diferentes (um roteador e um PC), utiliza-se um cabo comum. Para conectar dois equipamentos iguais (equipamentos que trabalham em camadas iguais, como dois computadores), é necessário um cabo cross-over.
A diferença é que, no cabo comum, a ponta dos fios é igual no conector. O cabo cross-over tem um lado no modo 568A (tipo de cabo que serve para tráfego de dados na rede e normalmente é ligado em um Hub ou um Swtich) e o outro no modo 568B (tipo de cabo que serve para o tráfego de dados e voz pela rede e também é ligado em um hub ou um Swtich). Veja figura a seguir.
Conexão entre um roteador e hub ou switch, um servidor a um hub ou switch, um Workstation a um hub ou switch, ou seja, conexões em equipamentos definidos em camadas diferentes.
XUplinks entre swtiches, hubs a switches, hub a outro hub, roteador a outro roteador, dois computadores, ou seja, equipamentos definidos na mesma camada. Exceção: PC com roteador usa cabo Cross-Over, pois considera-se que estes trabalham nas mesmas camadas de rede, enlace e física.
X