2 - Formação das Classes de Rede

Endereços IP são organizados em classes. As classes determinam quantos bits são usados para identificar a rede e quantos são usados para codificar a máquina. A esse esquema de endereçamento chamamos classful.

Com o intuito de fornecer uma flexibilidade de endereçamento e suportar redes de tamanhos diferentes, o IPv4 foi criado com um espaço de endereços dividido em cinco diferentes categorias:

  1. Endereços Classe A;
  2. Endereços Classe B;
  3. Endereços Classe C;
  4. Endereços Classe D e
  5. Endereços Classe E.

Cada classe fixa os limites entre o Número de rede e o Número do host em um local diferente do endereço de 32 bits. Os formatos das Classes Primárias de Endereços são ilustrados na figura a seguir.

Uma das características fundamentais do endereçamento IP é que cada endereço é fornecido com uma “chave” que identifica o ponto de divisão entre o Número de rede e o Número de host. Esta chave é conhecida como Máscara de rede ou simplesmente Máscara. Esta máscara fornece, portanto, o comprimento do Número de rede.

Por exemplo, se os primeiros dois bits de um endereço IP são 01, do LSB (bit menos significativo) para o MSB (bit mais significativo), o ponto de divisão situa-se entre os bits na posição 15 e 16. Este mecanismo simplifica o sistema de roteamento da Internet conforme veremos no decorrer do curso.

Temos então o quadro abaixo que resume as cinco classes de rede.

Formato das Classes Full (IPv4
Fonte: Acesso à Internet, abril 2015.
Copyright © 2014 AIEC.