1.3.3 – Endereços Multicast
Endereços multicast também são utilizados para identificar grupos de interfaces, sendo que cada interface pode pertencer a mais de um grupo. Diferentemente da unicast, os pacotes enviados para esses endereços são entregues a todas as interfaces que compõem o grupo. São usados por apenas uma máquina para alcançar um grupo definido de máquinas, análogo à TV por assinatura.
No IPv6 é requerido que todos os nós suportem multicast, visto que muitas funcionalidades da nova versão do protocolo IP utilizam esse tipo de endereço.
Para que serve o endereço multicast?
Funciona como o broadcast, dado que um único pacote é enviado a vários hosts. No broadcast o pacote é enviado a todos os hosts da rede, sem exceção, enquanto que no multicast apenas um grupo de hosts receberá esse pacote. Isso reduz a utilização de recurso de uma rede, bem como otimiza a entrega de dados aos hosts receptores. Aplicações como videoconferência, distribuição de vídeo sob demanda, atualizações de softwares e jogos on-line, são exemplos de serviços que vêm ganhando notoriedade e podem utilizar as vantagens apresentadas pelo multicast.
Os endereços multicast não devem ser utilizados como endereço de origem de um pacote. Esses endereços derivam do bloco FF00::/8, onde o prefixo FF, que identifica um endereço multicast, é precedido por quatro bits, que representam quatro flags, e um valor de quatro bits que define o escopo do grupo multicast.
Copyright © 2014 AIEC.