À medida que a Internet começou a crescer exponencialmente, problemas surgiram com o esquema classful de endereçamento IP. Essas dificuldades foram minimizadas parcialmente por meio do conceito de endereçamento de sub-rede. Essa forma proporciona maior flexibilidade para os administradores de redes individuais em uma Internet.
As sub-redes, no entanto, não resolvem os problemas em termos gerais. Algumas destas questões permanecem devido ao uso de classes mesmo com as sub-redes.
Embora o desenvolvimento do IPv6 tenha começado em meados da década de 1990 com seu sistema de endereçamento de 128 bits, reconheceu-se que seriam necessários muitos anos para que a implantação generalizada do IPv6 fosse possível.
A fim de prolongar a vida do IPv4 até que a recente versão do IPv6 pudesse ser concluída, foi necessário implementar nova solução para tratar dispositivos IPv4. Este novo sistema para eliminar a noção de classes inteira de endereços, criando um novo esquema de endereçamento sem classes, foi chamado de Classless Inter-Domain Routing (CIDR).