2.1. Qual é o problema central da rede "Classful"?

A principal fraqueza da rede regular é baixa "granularidade". Um bloco de endereço de classe B contém 65.534 endereços de hosts, mas um bloco Classe C tem um número relativamente pequeno 254. Há milhares de organizações "médias" que precisam de mais de 254 endereços IP, mas uma pequena percentagem destas precisa de 65.534 endereços ou próximo desse número. Ao criar suas redes, estas empresas tendem a solicitar blocos de endereços classe B e não blocos classe C, porque precisam mais de 254.

Devido à forma como as classes do sistema antigo foram projetados, existem mais de 2 milhões de blocos de endereços de classe C, mas apenas 16.384 Classe B. Enquanto 16.384 parece muito à primeira vista, como há milhões de organizações e empresas ao redor do mundo, as alocações de Classe B foram consumidas rapidamente, enquanto as rede menores de classe C foram pouco utilizadas.

As autoridades que distribuíam os endereços da Internet precisavam de uma maneira de utilizar melhor o espaço de endereço para que não se recorresse a outras redes antes da transição para IP versão 6.

Você acha que subnetting seria a solução? Veja aqui a resposta.

A única solução para este problema seria convencer ou, no pior caso, forçar a empresa a utilizar muitos blocos Classe C, de menor tamanho, em vez de "perder" a maior parte dos IPs de classe B. Muitas organizações resistiram a essa à ideia devido à complexidade envolvida e isso fez com que o outro problema principal surgisse sem que fosse corrigido: o crescimento das tabelas de roteamento Internet. Substituindo uma rede Classe B com 10 Classe C significaria dez vezes mais entradas para roteadores para acompanhar.

Subnetting

Subnetting é fazer a divisão de uma rede em sub-redes. Significa utilizar a máscara de sub-rede para dividir a rede em segmentos menores ou sub-redes.

X
Copyright © 2014 AIEC.