3 - VLANs (Virtual Local Area Network) e VTP (Virtual Trunk Protocol)

3.1. VLANs

Conforme Nascimento e Tavares (2012), nesta seção serão vistos os conceitos necessários e suficientes para a configuração de uma VLAN em uma rede de computadores.

Inicialmente, precisamos saber o que é uma VLAN.

Pode-se dizer que uma VLAN – Virtual LAN é um recurso disponível em switches cuja característica principal é a segmentação da rede. Uma VLAN é uma rede lógica que permite separar grupos de usuários e assim proporcionar uma melhoria no funcionamento da rede (desempenho, segurança, precisão).

Uma das aplicações da VLAN é no agrupamento de portas dos switches de acordo com os departamentos da empresa (Administrativo, Financeiro, Recursos Humanos, …). O agrupamento pode ser feito da forma mais adequada para cada caso. Regra geral, os usuários de mesmo perfil compartilham a mesma VLAN.

Ao criar uma VLAN você estará criando um domínio de broadcast (pacotes broadcast não são enviados de uma VLAN para outra). Por isso uma máquina na VLAN “A” não se comunicará com uma máquina na VLAN “B”. Para que haja comunicação entre hosts em VLANs diferentes é preciso que exista o roteamento entre as VLANs.

Copyright © 2014 AIEC.