3.3. Como opera o VTP?

Ainda segundo Filippetti (2008), uma vez inseridos em um domínio VTP, switches podem ser configurados para interagir com as atualizações VTP propagadas de três formas distintas:

  1. servidor

  2. Modo necessário para o switch criar, adicionar ou apagar VLANs em um domínio VTP. Mudanças de informações VTP também devem ser efetuadas nesse modo. Qualquer alteração sofrida por um switch é propagada para todo o domínio VTP.
  3. cliente

  4. Nesse modo os switches recebem informações dos servidores VTP e enviam e recebem atualizações, mas não efetuam alterações. Nenhuma porta do cliente pode ser associada a uma nova VLAN antes de o servidor VTP notificar o cliente da existência dessa nova VLAN.
  5. transparente

  6. Quando o switch não participa do domínio VTP, mas encaminha atualizações VTP por meio dos links configurados. Nesse modo um switch pode adicionar ou apagar VLANs, ele mantém a própria base, mas não a compartilha com os demais, apenas propaga as informações do servidor.

Com isso terminamos o primeiro módulo dedicado à recordação da infraestrutura necessária para a implementação dos protocolos de roteamento, conceitos que estudaremos no próximo módulo.

Copyright © 2014 AIEC.