Os anúncios periódicos de vizinhança contêm informações importantes como marca do equipamento, modelo, endereços IP das interfaces e versão do sistema operacional.

Dizemos periódicos porque cada protocolo apresenta, por padrão (default), um período de tempo característico para o envio dos anúncios (advertisements).

Outra característica em comum aos dispositivos que trocam anúncios de vizinhança é a possibilidade de desabilitar os anúncios de vizinhança em interfaces específicas. Isto é muito útil quando temos uma interface de um roteador conectado à Internet, por exemplo, e não desejamos fornecer dados sobre esse equipamento para dispositivos não confiáveis.

Pessoas mal intencionadas poderiam usar estas informações para planejar e realizar ataques à rede da organização. Em casos nos quais uma interface esteja diretamente conectada a uma interface de um servidor, por exemplo, também é recomendável desabilitar o envio dos pacotes de vizinhança nesta interface. Isso se deve ao fato de o servidor não ler os anúncios e, portanto, não respondê-los. Deixar o serviço de anúncios de vizinhança habilitado nestes casos seria consumir banda desnecessariamente.

Ao serem enviados periodicamente, os anúncios periódicos de vizinhança, têm a importante função de informar alterações eventualmente ocorridas na rede, tais como:

Esses conceitos são suficientes para que possamos prosseguir. Veremos no próximo item os conceitos necessários para implementar o roteamento estático.

Copyright © 2014 AIEC.