Resumo

Roteamentos são proporcionados pelos roteadores. Roteadores são dispositivos próprios ou computadores com uso específico. Isso porque os roteadores possuem processador, memória, ROM, RAM, memória NVRAM e Flash, as duas últimas atuando como dispositivos de armazenamento.

Os roteadores wireless, muito comuns atualmente, em sua grande parte são produzidos para o mercado SoHo (Small office Home office, ou seja, pequenos escritórios e escritórios domésticos) e são uma combinação de roteador com switch.

A função básica dos roteadores é direcionar pacotes com destino a redes locais e remotas, com diferentes endereços de rede e encaminhar esses pacotes entre a interface de entrada e a de saída. Roteadores não direcionam pacotes dentro de uma mesma rede ou sub-rede e, por essa razão, cada uma de suas interfaces – no mínimo duas – deve ter um “endereço válido de host” - já que se comportam como gateways da rede ou sub-rede à qual pertencem - diferentes entre si. Para executar essa tarefa eles constroem tabelas de roteamento, onde são armazenados os caminhos para que pacotes possam ser enviados a seus destinos finais.

O roteador “aprende” sobre as redes remotas por meio da comunicação com os roteadores vizinhos (roteamento dinâmico) ou por meio do administrador (roteamento estático). O roteador cria uma tabela de roteamento que descreve como encontrar tais redes remotas. Se um pacote é endereçado a uma rede cujo endereço não se encontra nessa tabela o pacote é descartado. Não há envio de mensagens de broadcast ou qualquer outro esquema utilizado para se descobrir tal rota.

Copyright © 2014 AIEC.