O RIP é um protocolo de roteamento classificado como Vetor de Distância. Atualmente ele possui 2 versões que trabalham com o IPv4 que simplifica o gerenciamento da rede e viabiliza a gestão de redes de grande porte. Por outro lado, temos as desvantagens de: 1) utilizar largura de banda nos links entre roteadores, coisa que o estático não faz; 2) requerer mais processamento pela CPU do roteador e 3) ter menor controle da internetwork.

Utiliza os princípios abaixo listados:

  1. envia tabela de roteamento completa para todas as interfaces a cada 30 segundos;
  2. utiliza a contagem de hops como métrica;
  3. limita a contagem máxima de hops a 15, limitando o tamanho da rede. Os 15 saltos são consecutivos, em linha. Uma rede com mais de 15 roteadores pode utilizar o RIP desde que os mesmos não estejam na mesma linha (sequência).

Routing Protocol é um protocolo de roteamento do vetor de distância classless que foi lançado em 1992 pela Cisco Systems. O EIGRP é protocolo de roteamento proprietário da Cisco e um aprimoramento de outro protocolo proprietário da Cisco, o Protocolo de roteamento de gateway interior (IGRP, Interior Gateway Routing Protocol). O IGRP é um protocolo de roteamento do vetor de distância classful que já não é mais suportado pela Cisco. O EIGRP utiliza o código-fonte de "D" para DUAL na tabela de roteamento. O EIGRP possui uma distância administrativa padrão de 90 para rotas internas e 170 para rotas importadas de uma fonte externa, como as rotas padrão.

O EIGRP utilizou PDMs (Módulos dependentes do protocolo) conferindo-lhe a capacidade de suportar protocolos de camada 3 diferentes incluindo IP, IPX e AppleTalk. O EIGRP utiliza o Protocolo de transporte confiável (RTP, Reliable Transport Protocol) como o protocolo da camada de transporte para a entrega de pacotes EIGRP. O EIGRP utiliza entrega confiável para atualizações, consultas e respostas do EIGRP e utiliza entrega não confiável para hellos e confirmações do EIGRP. RTP confiável significa que uma confirmação do EIGRP deve ser devolvida. Antes de as atualizações de EIGRP serem enviadas, um roteador deverá detectar primeiro seus vizinhos. Isto é feito com pacotes hello do EIGRP.

Copyright © 2014 AIEC.