2 - Roteamento dinâmico Frame Relay

Conforme a Cisco Network Academy (2005), as redes e os equipamentos de computação dos dias atuais, devido às características da celeridade, precisam trabalhar a velocidades muito mais altas e transferir dados em grande quantidade.

O Frame Relay é uma tecnologia de comunicação de dados de alta velocidade. Combina as funcionalidades de multiplexação estatística e compartilhamento de portas do X25 com as características de alta velocidade e baixo atraso (delay) dos circuitos TDM (clique aqui para ver as diferenças). É um serviço de pacotes que organiza as informações em pacotes de dados com endereço de destino definido.

Apesar de ser um protocolo relativamente antigo, o Frame Relay (FR) é ainda muito utilizado na área de telecomunicações. Por suas características de qualidade e por existir no Brasil uma rede legada com grande capilaridade, o Frame Relay está presente na composição de diversos serviços de Telecom, em geral, como uma opção de acesso a redes de dados corporativas ou à Internet.

De uma forma genérica, pode-se dizer que a tecnologia Frame Relay implementa mecanismos para o envio de informações por comutação de pacotes, sejam elas provenientes de serviços de dados como de voz. A forma de envio é feita por “frames” (ou quadros), onde cada frame tem um “endereço” que define o destino de entrega da informação.

O FR é definido nas camadas Física (Camada 1) e de Enlace (Camada 2), interconecta duas ou mais LANs.

Copyright © 2014 AIEC.