2.2 - Que tecnologia é utilizada?
Usa técnica de multiplexação e o campo de CRC do frame para detectar erros na transmissão. Para maximizar a largura de banda, não os corrige, passando esta tarefa para as camadas superiores.
Frame Relay provê uma comunicação entre dispositivos DTEs através de dispositivos DCEs. Por operar na camada 2, qualquer informação de camada de rede (IP, IPX, AppleTalk), é totalmente irrelevante para ele.
Essa tecnologia é utilizada em todas as redes ao redor do mundo para interligar aplicações do tipo LAN, SNA, internet e voz.
Como funciona?
A tecnologia Frame Relay é baseada no uso de Circuitos Virtuais (VCs). Um VC é um circuito de dados virtual bidirecional configurado entre duas portas quaisquer da rede, funciona como um circuito dedicado. Existem dois tipos de VCs:
O PVC oferece o ganho relativo ao uso estatístico de banda do Frame Relay enquanto o SVC propicia a conectividade entre quaisquer pontos de origem e destino.
Ele é configurado pelo operador na rede através do sistema de Gerência de Rede, como sendo uma conexão permanente entre 2 pontos. Seu encaminhamento através dos equipamentos da rede pode ser alterado ao longo do tempo devido a falhas ou reconfigurações de rotas, porém as portas de cada extremidade são mantidas fixas e de acordo com a configuração inicial.
XSwitched Virtual Circuit (SVC)
O SVC também foi padronizado para o Frame Relay desde o princípio. Ele é disponibilizado na rede de forma automática, sem intervenção do operador, como um circuito virtual, para atender as aplicações de Voz que estabelecem novas conexões a cada chamada. O estabelecimento de uma chamada usando o protocolo de sinalização do SVC (ITU-T Q933) é comparável ao uso normal de telefone, onde a aplicação de usuário especifica um número de destinatário para completar a chamada, e o SVC é estabelecido entre as portas de origem e destino.
O estabelecimento de SVCs na rede é mais complexo que os PVCs, embora seja transparente para o usuário final. As conexões devem ser estabelecidas de forma dinâmica na rede, atendendo as solicitações de destino e banda das diversas aplicações de usuários, e devem ser acompanhadas e cobradas de acordo com o serviço fornecido.
X