2.7 - Estrutura do Quadro do Frame Relay

Ainda conforme a Cisco Network Academy (2005), o protocolo do Frame Relay utiliza um frame com estrutura comum e bastante simplificada, conforme demonstram as figuras abaixo e a descrição a seguir:

Estrutura do frame

FLAG CABEÇALHO INFORMAÇÃO DE USUÁRIO FCS FLAG

Estrutura do frame.
Fonte: Acesso à Internet, 2015.

Estrutura do cabeçalho

Byte 1 Byte 2
DLCI C/R EA DLCI FE CN BE CN DE EA
8 7 6 5 4 3 2 1 8 7 6 5 4 3 2 1

Estrutura do cabeçalho.
Fonte: Acesso à Internet, 2015.

A tabela a seguir descreve resumidamente os campos da estrutura e do cabeçalho.

Flags Indicam o início e o fim de cada frame.
Cabeçalho

Carrega as informações de controle do protocolo. É composto por 2 bytes com as seguintes informações:

DLCI (Data Link Connection Identifier), com 10 bits, representa o número (endereço) designado para o destinatário de um PVC dentro de um canal de usuário, e tem significado local apenas para a porta de origem (vide figura abaixo);
C/R (Command / Response), com 1 bit, é usado pela aplicação usuária;
FECN (Foward Explicit Congestion Notification), com 1 bit, é usado pela rede para informar um equipamento receptor de informações que procedimentos de prevenção de congestionamento devem ser iniciados;
BECN (Backward Explicit Congestion Notification), com 1 bit, é usado pela rede para informar um equipamento transmissor de informações que procedimentos de prevenção de congestionamento devem ser iniciados;
DE (Discard Eligibility Indicator), com 1 bit, indica se o frame pode ser preferencialmente descartado em caso de congestionamento na rede;
EA (Extension Bit), com 2 bits, é usado para indicar que o cabeçalho tem mais de 2 bytes, em caso especiais;

Informação de usuário Contém as informações da aplicação usuária a serem transportadas através da rede Frame Relay.
FCS O FCS (Frame Check Sequence) representa o CRC padrão de 16 bits usado pelo protocolo Frame Relay para detectar erros existentes entre o Flag de início do frame e o próprio FCS, e pode ser usado apenas para frames com até 4096 bytes.

Estrutura do cabeçalho.
Fonte: Acesso à Internet, 2015.

A figura a seguir exemplifica DLCIs configurados a partir de uma mesma porta para vários destinatários em locais distintos da rede.


Estrutura do cabeçalho.
Fonte: Acesso à Internet, 2015.

FECN

FECN

Quando a rede frame relay identifica um congestionamento na “nuvem”, o switch ativa o bit FECN no cabeçalho do pacote frame relay. Isso informará ao DCE destino que a rota recém atravessada pelo pacote em questão encontra- e congestionada.

X

BECN

BECN (Backward Explicit Congestion Notification)

Quando o switch detecta um congestionamento na rede, ele envia um pacote para o router de origem, para diminuir o fluxo de pacotes.

X

DE

DE

Quando um router Frame Relay detecta congestionamento na rede, ele ativa o bit DE no cabeçalho do pacote frame relay, (de 0 para 1). Se o switch frame relay estiver congestionado, ele vai descartar todos os pacotes com o bit ativado (bit 1).

X
Copyright © 2014 AIEC.