|
O mecanismo de redistribuição de rotas é proprietário nos roteadores Cisco. As regras para redistribuição em um roteador Cisco ditam que a rota redistribuída esteja presente na tabela de roteamento. Não é suficiente que a rota esteja presente na tabela de topologia ou na “database”. Rotas com uma menor distância administrativa (AD) sempre são instaladas na tabela de roteamento. |
Por exemplo, se uma rota estática for redistribuída no EIGRP em R5, e o EIGRP consequentemente redistribuiu no RIP no mesmo roteador (R5), a rota estática não é redistribuída no RIP porque isto nunca esteve na tabela de roteamento do EIGRP. Isto é devido ao fato que rotas estáticas tem uma AD de 1 e rotas EIGRP terem AD de 90 e a rota estática estar instalada na tabela de roteamento. Para redistribuir a rota estática no EIGRP em R5, é obrigatória a utilização do comando redistribute static nas configurações de roteamento do RIP (router rip).
O comportamento padrão para os protocolos de roteamento dinâmico RIP, e EIGRP é de anunciar as rotas diretamente conectadas quando um seguimento de rede sob um protocolo de roteamento inclui a interface conectada da sub-rede.
Rota estática padrão
A rota estática padrão é aquela que enviará todos os pacotes por determinada interface de saída. Usamos este recurso quando nenhuma outra rota na tabela de roteamento corresponder ao endereço IP de destino ou quando um roteador tem somente outro roteador a ele conectado. Essa topologia é denominada rede raiz ou rede stub.
Para configurar uma rede estática padrão basta digitar no modo de configuração global:
Router1(config)#ip route 0.0.0.0 0.0.0.0.0 [interface de saída]
Em função do endereço e máscara compostos por zeros, esta rota também é chamada “quad-zero”.
X