Quanto à tecnologia Frame Relay, é uma tecnologia de comunicação de dados de alta velocidade. Combina as funcionalidades de multiplexação estatística e compartilhamento de portas do X25 com as características de alta velocidade e baixo atraso (delay) dos circuitos TDM. É um serviço de pacotes que organiza as informações em pacotes de dados com endereço de destino definido.

É definido nas camadas Física (Camada 1) e de Enlace (Camada 2), interconecta duas ou mais LANs.

Usa técnica de multiplexação e o campo de CRC do frame para detectar erros na transmissão. Para maximizar a largura de banda, não os corrige, passando esta tarefa para as camadas superiores.

Frame Relay provê uma comunicação entre dispositivos DTEs através de dispositivos DCEs. Por operar na camada 2, qualquer informação de camada de rede (IP, IPX, AppleTalk), é totalmente irrelevante para ele.

Usa o artifício do PVC (Permanent Virtual Circuit). Criado o circuito virtual os dispositivos se enxergam como se estivessem conectados diretamente. Esses circuitos são conexões lógicas criadas por dispositivos DTEs através de uma rede packet-switched e identificadas por um DLCI (Data Link Connection Identifier) similar ao MAC Address nas redes Ethernet. Existe outra derivação dos PVC, o SVC (Switched Virtual Connection) que são circuitos baseados em pacotes, não criando assim um circuito virtual permanente.

Funciona como propagador de informações através de uma rede de dados. Divide essas informações em frames (quadros) ou packets (pacotes). Cada frame carrega um endereço, usado pelos equipamentos da rede para determinar o seu destino. É um chaveamento de pacotes, por isso permite uma grande variedade de aplicações.

Copyright © 2014 AIEC.