3 - Práticas Gerais para Mitigação de Riscos

A melhor solução para evitar problemas que mencionamos anteriormente, é a adoção de uma política efetiva de segurança em toda a rede. Há, também, algumas ferramentas disponíveis, que apresentaremos a seguir.

  1. ASA – Adaptative Security Appliance

  2. Conforme vimos anteriormente, ASA é um firewall da Cisco. O firewall filtra pacotes que entram e que saem da rede de modo a evitar que pacotes contendo conteúdo nocivo atinjam a rede e causem prejuízos.
  3. NAT - Network Address Translation

  4. Em termos gerais, NAT é um protocolo que faz a tradução dos endereços Ip e portas TCP da rede local para a Internet. Este item será estudado mais adiante em nossa disciplina.
  5. Anti-X

  6. Política de segurança com medidas preventivas a diferentes tipos de ataque e problemas. A Cisco utiliza o termo anti-X para se referir a toda uma classe de ferramentas de segurança para prevenção de problemas (instalação de um bom antivírus; um anti-spyware, um anti-spam, um anti-phishing, filtros de URL e filtros de e-mail).
  7. SSH - Secure Shell

  8. De forma simplista, podemos dizer que é um Telnet criptografado. Ative sempre o SSH em um dispositivo Cisco. Veja mais detalhes ao final deste módulo.
Copyright © 2014 AIEC.