1 – Conceito, função e características da DMZ

Atualmente estamos na era da internet das coisas. Assim como ocorreu um enorme avanço na comunicação entre redes, tornando possível o compartilhamento globalizado de seus recursos e informações, a segurança destas redes passou a ser crítica.

Em consequência, a segurança é considerada essencial no projeto de uma rede, seja esta corporativa, acadêmica ou até mesmo pessoal. As razões dessa nova preocupação estão relacionadas diretamente com o valor dos dados armazenados e ainda com a necessidade de se garantir diferentes níveis de privacidade, integridade e autenticidade para cada tipo de dado.

Uma das formas de otimização da segurança é pela implementação da DMZ – Zona Desmilitarizada.

A Zona Desmilitarizada é um segmento de rede separado das demais redes. Ela serve como uma segurança adicional entre a sua rede (interna) corporativa e a Internet (externa) pública. A DMZ pode ser utilizada, também, para separar determinada máquina, colocando-a fora da proteção de um firewall.

A DMZ é um conceito e não um software ou hardware. Consiste em separar, por meio físico e lógico, os setores, departamentos ou estações de uma rede corporativa. Este conceito é largamente utilizado por grandes corporações, governos e bancos.

Geralmente essas companhias possuem como maior valor corporativo as informações, para elas é muito mais caro perder uma base de dados inteira do que um funcionário de renome, afinal, a informação é a alma da empresa.

Copyright © 2014 AIEC.