1.2. Banco de dados

Um banco de dados é um conjunto de dados relacionados entre si e organizados em conjuntos semelhantes. Um banco de dados deve ser capaz de organizar informações semelhantes da mesma forma que usamos meios físicos para organizá-las.

Veja esse exemplo: suponha que uma pequena empresa utilize um armário para guardar fichas cadastrais importantes, na primeira gaveta armazenam-se fichas dos funcionários, na segunda gaveta, fichas dos fornecedores e na terceira gaveta armazenam-se documentos sobre contas e impostos. Quando transportamos esse conceito para um sistema eletrônico, poderíamos criar pastas de arquivos no nosso computador para classificar essas informações. Esse tipo de organização também deve ser refletido em um provável banco de dados que organize as informações desta empresa. Cada tipo de informação estará organizado em um local específico.

No nosso mundo encontramos diversas informações físicas que poderiam estar armazenadas em banco de dados: uma agenda de endereços e telefones de amigos, um livro de receitas, um conjunto de contas a pagar, informações sobre produtos à venda em uma loja etc. Um banco de dados é projetado, construído e populado com dados para uma finalidade específica. Ele possui um grupo definido de usuários e algumas aplicações previamente concebidas nas quais esses usuários estão interessados.

Algumas palavras-chave que definem bem um banco de dados são: organização por similaridade – pesquisa rápida – garantia de armazenamento e recuperação.
Copyright © 2014 AIEC.